terça-feira, 28 de junho de 2016

Participe da Festividade de São Francisco de Paula 2016!


 
No período de 24 a 31 de julho a Paróquia São Francisco de Paula realizará a festividade de seu padroeiro, este ano, os festejos vêm com o tema “A caridade é face de Deus misericordioso”, que está fazendo ressonância ao Ano Santo da Misericórdia. Também se comemoram os 259 anos de criação da paróquia.

 A Festividade de São Francisco de Paula é a mais antiga do município e celebra o grande santo italiano que é conhecido como o eremita da caridade, padroeiro dos navegadores, padroeiro da região da Calábria na Itália e padroeiro de Muaná. O dia litúrgico deste santo é 02 de abril, porém, em Muaná, sua festa é realizada sempre no último final de semana de julho, por razões práticas, o povo está de férias, muitos muanenses que moram em outros locais estão na cidade, há possibilidade da participação de pessoas vindas de Belém, de outros municípios e do interior.


Os festejos se iniciam com uma procissão fluvial saída de uma das comunidades da paróquia. O povo, que tem uma forte ligação com os rios, participa em grande número, com a chegada da imagem ao porto da cidade, ocorre o hasteamento do mastro, marcando, assim, o começo dos festejos que se desenrolam durante toda a semana com uma programação litúrgica que tem seu ápice nas missas rezadas todas as noites na matriz, e com uma programação social que acontece no barracão, onde acontecem apresentações culturais, bingos, leilões e venda de comidas típicas.

No último dia da festa, acontece a tradicional missa do padroeiro ou missa solene, na qual um grande número de fiéis acorre para prestar sua homenagem ao padroeiro dos muanenses, que serve de exemplo para a elevação das almas a Deus. Terminada a missa, inicia-se a programação social, que tem como um de suas principais atrações o desfile dos mínimos de São Francisco de Paula, que são crianças usando vestes parecidas com as do santo. No finzinho da tarde, começa a concentração para a procissão do padroeiro, na qual a imagem do “Eremita da Caridade” percorre algumas ruas de Muaná, com a chegada, é rezada a missa de encerramento da festividade, seguida pela derruba do mastro.

Com uma vasta programação, a festividade de São Francisco de Paula é uma grande oportunidade de oração, na qual Deus deve ser sempre o centro de todas as preces e São Francisco o exemplo e intercessor. Também os festejos são uma grande oportunidade de confraternização e alegria para a famílias muanenses.

  

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Muaná comemora 193 anos de adesão à Independência do Brasil

A população lotando as arquibancadas 

Dia 28 de maio é uma data muito importante para os muanenses, pois é quando se comemora o acontecimento mais importante de sua história, a sua adesão à Independência do Brasil.

É tradição municipal realizar nesse dia os desfiles cívicos. As escolas do município se organizam com muita antecedência para apresentarem-se nos dias 27 e 28 e, mesmo com o sol forte, muitas pessoas se aglomeram para prestigiarem os desfiles.


Em 2016 não poderia ser diferente, mais uma vez os muanenses deram show de patriotismo. O tema do desfile foi a história das origens e a atualidade do município, o qual foi muito bem desenvolvido pelas escolas.


Muaná realiza seus desfiles cívicos nesta data em memória ao fato acontecido em 28 de maio de 1823, quando se tornou o primeiro município do então Grão-Pará a aderir à Independência do Brasil.   

veja algumas imagens dos desfiles



Peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná

O Santuário lotado durante a missa

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, recebeu, nos dias 28 e 29 de maio a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em uma peregrinação que contou com a presença de milhares de fiéis vindos de todas as paróquias da diocese.

O evento contou com uma ampla programação que se iniciou com a chegada da imagem da santa no dia 28 (sábado), no trapiche municipal, o qual estava completamente tomado pelos fiéis. Ao chegar, a imagem ficou na igreja matriz de São Francisco de Paula até às 20 horas, quando se deu início a uma grande procissão luminosa pelas ruas de Muaná em direção ao Santuário dedicado a Nossa Senhora de Nazaré, onde foi rezada uma missa presidida pelo bispo Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada pelo clero diocesano.
Dom Teodoro com imagem peregrina


No domingo(29), houve catequeses sobre o Sacramento da Penitência, seguida por Confissão. A peregrinação encerrou-se com a Santa Missa e despedida das delegações.

Essa foi a primeira vez que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou Muaná, cidade que realiza o seu círio no terceiro domingo de outubro. A peregrinação aconteceu em um momento muito especial para os muanenses que, no dia 28 de maio, comemoram a Adesão de Muaná à Independência do Brasil.