segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dom Teodoro Mendes e mais dois sacerdotes recebem títulos de cidadão muanense


O bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, recebeu no dia 27 de maio o título de cidadão muanense. A honraria foi concedida em sessão solene da Câmara Municipal de Muaná, com a presença de muitas autoridades, entre elas: o prefeito de Muaná, Murilo Guimarães; o presidente da câmara, Bruno Nunes.

Na mesma ocasião, outros dois sacerdotes receberam o título de cidadão muanense, sendo eles: o Pe. Dimas, pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, na vila do Pracuúba, distrito de Muaná; e Pe. Jorge Alves, pároco da Paróquia São Francisco de Paula, na sede do município.


O bispo está atuando como líder espiritual da Diocese de Ponta de Pedras desde 16 de agosto de 2015, data em que tomou posse como bispo, na catedral de Ponta de Pedras; desde então, vem desempenhando um incansável trabalho pastoral com o povo marajoara, visitando muitas comunidades, com o objetivo de conhecer todas elas. 

Muaná comemora 194 de Adesão à Independência do Brasil


No dia 28 de maio, os muanenses comemoraram mais um aniversário do maior feito de sua história: a adesão de Muaná a Independência do Brasil. Neste ano, completou-se 194 anos.

Para comemorar a data, o Poder Público Municipal promoveu os tradicionais desfiles cívicos realizados pelas escolas do município. Foram dois dias de apresentações dos alunos. 

Fiéis católicos participam de peregrinação em Muaná


Grande número de pessoas participaram da segunda peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, que contou com a presença dos padres da Diocese de Ponta de Pedras e do bispo, Dom Teodoro Mendes Tavares, o qual presidiu as duas missas com o Santuário completamente lotado.

A segunda edição desse evento diocesano contou com a presença da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A imagem está em Muaná desde o dia 19 de maio e continuará até a festividade de São Francisco de Paula.

Um dos pontos altos da peregrinação foi a grande procissão luminosa, em que milhares de fiéis caminharam, rezando e cantando, da igreja matriz ao santuário, com a imagem da santa em seu no lugar preparado em um carro.


2017 é o ano em que se está comemorando os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, por três pescadores, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo; bem como os 100 anos das aparições de Nossa Senhora, na cidade de Fátima, em Portugal. Por esses fatos, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB decretou o ano mariano que, na Diocese de Ponta de Pedras, teve seu ápice com a peregrinação.

Veja mais algumas fotos.