quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Muaná celebra seu padroeiro São Francisco de Paula



A Paróquia São Francisco de Paula, em Muaná, encerrou as comemorações dos 260 anos de sua fundação com uma missa solene presidida pelo bispo Dom Teodoro Mendes Tavares. Esse jubileu estava sendo comemorado desde o dia 16 de abril com uma série de atividades, entre elas as visitas missionárias em todos os setores da paróquia.
A Festividade deste ano teve como tema: “fé, devoção e evangelização”, para ilustrar os pilares que sustentaram a atividade pastoral da paróquia nesses mais de dois séculos de existência. Durante a festividade, vários sacerdotes foram convidados para celebrarem as missas, entre eles o bispo emérito, Dom Alessio Saccardo, que celebrou no início da festa; e Dom Teodoro, bispo ordinário, que celebrou o encerramento.
No sábado da festividade, ocorreu um momento histórico para a paróquia: a instalação oficial da Rádio Católica São Francisco FM, pelo bispo Dom Teodoro. No mesmo sábado aconteceu a grande procissão do padroeiro pelas ruas de Muaná, seguida de uma missa campal, com a Praça Matriz completamente lotada de fiéis.
No domingo, foi celebrada a missa solene, com a liturgia própria de São Francisco de Paula. Os fiéis não decepcionaram e compareceram em grande número, tendo lotado o barracão e a Praça Matriz. Dom Teodoro presidiu a solene liturgia, que foi concelebrada por mais cinco padres. Na sua homilia, o bispo fez questão de frisar e exaltar toda a história de lutas e conquistas da paróquia e exortar para a vida missionária.
A Paróquia São Francisco de Paula foi criada em 14 de abril de 1757, pelo então bispo do Grão-Pará Dom Frei Miguel de Bulhões.