sábado, 29 de outubro de 2016

Missa solene do Círio de Muaná






Depois de uma semana de programação com diversas atividades, foi celebrada a missa solene do Círio de Nazaré 2016. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada pelos padres Lelson e Jorge.

A missa solene é sempre o ponto culminante de uma festividade, na qual se reza e reflete profundamente sobre o padroeiro ou padroeira de um determinado local, e nessa missa solene, a liturgia focalizou no tema do Círio: “Maria, mulher eucarística e  mãe da misericórdia”, tema que está em consonância com o Ano Santo da Misericórdia.



Veja algumas fotos da Missa:

Muanenses se despedem do Cônego Jaime Barbosa Sidonio




Familiares e amigos do cônego Jaime Barbosa Sidonio participaram da missa de corpo presente na Igreja matriz de São Francisco de Paula, presidida pelo bispo Dom Teodoro Mendes Tavares. 

Na ocasião, muitas pessoas se emocionaram ao lembrarem-se da bonita trajetória do cônego Jaime que era uma muanense com orgulho e que sempre se lembrava de visitar sua terra. O sepultamento ocorreu logo após a celebração e foi acompanhado por um bom número de pessoas que rezavam pela alma do sacerdote.




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Como começou a devoção a São Francisco de Paula em Muaná


 
A imagem de São Francisco de Paula durante a festividade
A história de devoção a São Francisco de Paula em Muaná é contada em uma narrativa que quase todo muanense já escutou.
No lugar onde hoje é a cidade, existia um sítio de propriedade de dona Maria Amélia Pimentel. Certo dia, ao sair para capinar, dona Maria Amélia encontra a imagem de um santo. Como ela não sabia de qual santo se tratava, enviou a imagem à Belém para reconhecimento, e o então bispo do Pará Dom Frei Miguel de Bulhões deu o veredito, era de São Francisco de Paula. Voltando à Muaná, a imagem começou a ser venerada pelo povo que se reunia para rezar ladainhas para o santo; com o tempo, os fiéis devotos uniram-se para construir uma rústica capela feita com palha e madeira para abrigar a imagem, aos poucos, o pequeno sítio transformava-se em vila, a qual crescia em torno da capela.
Em 1757, o mesmo Dom Frei Miguel de Bulhões criou a Freguesia de São Francisco de Paula, data essa que dá a partida para a contagem da idade da paróquia.
A construção da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, em Muaná, se deu através do cumprimento de uma promessa feita ao santo de Paula por um grupo de italianos.
Uma família viajava da Itália ao Rio de Janeiro em um navio. Em determinando momento, com o mar muito agitado, os viajantes se viram desesperados, foi então que confiaram a viagem à proteção de São Francisco de Paula, que é o padroeiro dos navegantes; com a proteção desse santo, os viajantes chegaram ao Brasil são e salvos. Como forma de agradecimento pela graça alcançada, os italianos decidiram que iriam patrocinar a construção de uma igreja em algum lugar onde São Francisco de Paula era padroeiro, foi então que eles acharam o lugarejo no interior do Pará, em uma grande ilha chamada de Marajó, a vila que hoje é a cidade de Muaná.
A Igreja em que era celebrado o santo de Paula era de uma simplicidade imensa, feita com palha e madeira. Desde então, os benfeitores contribuíram com a construção de um templo maior e mais digno, o qual é até hoje a igreja matriz de Muaná.
Ao longo da História, São Francisco de Paula vem intercedendo por Muaná e pelos muanenses, peçamos a intercessão desse grande santo para a nossa paróquia e para o nosso município, para que cresçam dentro dos valores cristãos.
Que ele interceda também pelos 260 anos de evangelização que a paróquia completará em 2017.


Alguns hinos a São Francisco de Paula compostos em Muaná  
CANTO SOBRE O ACHADO DA IMAGEM-Maria do Livramento Baena (Morena)
Tudo começou num pequeno e humilde sítio,/ quando Maria Amélia, uma imagem encontrou,/ não sabendo o seu nome, a um padre perguntou,/ Francisco de Paula, este logo o chamou.
A mulher, muito contente, uma capela preparou,/ desde então com seus vizinhos, as novenas começou./ A devoção ao grande santo bem depressa aumentou,/ e logo o sitiozinho em cidade se tornou.
São Francisco de Paula, o nosso santo padroeiro, com seu exemplo de vida, se tornou um mensageiro. (bis)
Muitos padres aqui chegaram, e irmãs de muita fé,/ falando com carinho de Jesus de Nazaré./ Dando ânimo, coragem, muita paz no coração,/ ensinando a partilha e a santa comunhão,/ caminhamos todos juntos neste barco trinitário,/ vivendo e comunicando o que nos ensina Jesus,/ e crendo na boa nova que é o caminho da luz(2x).
Os festejos continuam e são muito animados,/ com símbolos de bandeiras e de mastros enfeitados,/ se de barco ou canoa, de carro ou de pé,/ cantando e louvando a Deus pai com muita fé.
Irmãos e irmãs, vamos a Deus agradecer,/ pelo nosso dom da vida, em nossa Igreja acontecer./ Obrigado, Senhor! (2x)/ Muaná agradece pelo teu imenso amor.
HINO OFICIAL DO PADROEIRO DE MUANÁ - Madre Ovídea Dias
Meu São Francisco, grande patrono, este teu trono brilhando está./ Vem despachar as orações, as petições de Muaná.
1-Da criancinha que vem surgindo, meiga, sorrindo para Jesus. Protege os passos, com teu carinho, no bom caminho que ao céu conduz.
2-Da juventude, desabrochando e procurando a vocação, dá bom partido, abençoado, penhor sagrado da salvação.
3-Olha bondoso para o velhinho que, em seu cantinho, aguarda o céu. Dá-lhe esperança, santa alegria de ver um dia seu Deus sem véu.
4-Oh! São Francisco, meu padroeiro, tenho certeza, nunca estou só. Olha teus filhos na travessia pela baía do Marajó!
5-E aos muanenses neste caminho, vamos seguindo os passos teus. Derrama as bênçãos nos nossos lares, sobre teu povo, povo de Deus.

Morre o padre muanense Jaime Barbosa Sidonio



O padre muanense Jaime Barbosa Sidonio foi encontrado morto em sua residência na manhã dessa quarta-feira (19). Pe. Jaime tinha 69 anos e exercia as funções de chanceler da Arquidiocese de Belém, presidente do cabido metropolitano, pároco da Paróquia Santana e vigário episcopal para a vida consagrada.
Uma missa de corpo presente está marcada para as 9 horas de quinta-feira (20) na Igreja de Santana, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em seguida, o corpo será levado para o município natal do sacerdote, Muaná, onde será sepultado.
Pe. Jaime é natural de Muaná e nasceu em 13 de novembro de 1947, foi ordenado padre em 26 de junho de 1975, em Belém. Pe Jaime recebeu o título de cônego no dia 30 de novembro de 2015, junto com mais 11 sacerdotes. Apesar de não pertencer ao clero da Diocese de Ponta de Pedras, Pe. Jaime sempre visitava seu município de origem, principalmente no período das três grandes festividades de Muaná, quando celebrava a Santa Eucaristia para os fiéis muanenses, os quais sentiam muito orgulho de terem um padre da terra.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Muaná realiza pela 86º vez o Círio de Nazaré


Muaná é uma das muitas cidades do interior do Pará que realiza o Círio de Nazaré. Essa foi a 85° vez que os muanenses prestaram suas homenagens a mãe de Jesus. O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa de Muaná e, a cada ano, reúne um número cada vez maior de fiéis.

O domingo escolhido para a grande procissão é sempre o terceiro de outubro, uma semana após o Círio de Belém. Nesse dia, a cidade está lotada de pessoas vindas de Belém, de outros municípios do Pará e do interior de Muaná.

Em 2016, como nos outros anos, a programação do Círio começou na sexta-feira com a missa de apresentação do manto e de encerramento das peregrinações. No sábado, aconteceu a procissão fluvial, que saiu da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Muaná, e foi até o trapiche municipal, de onde seguiu em procissão até o Santuário Diocesano.

Pela tarde do sábado, foi rezada a missa no Santuário e, em seguida, iniciou-se a procissão luminosa que levou a imagem até a capela do Mocajatuba. O domingo do Círio começou com a celebração da missa às seis horas da manhã, logo em seguida, iniciou-se a procissão do Círio 2016. Em todos os lugares onde passava, Nossa Senhora ia recebendo muitas homenagens.

Depois do término da procissão, foi rezada a missa da chegada, presidida pelo vigário-geral da diocese Pe. Antonio Cardoso. Uma multidão lotava o Santuário durante a celebração. Após a missa, muitos se aglomeraram para um momento de devoção ou tirar alguma foto ao lado da imagem.

O Círio ainda conta com uma extensa programação que se estenderá por toda a semana. As famílias muanenses são convidadas a participarem ativamente desses momentos e viverem um intenso momento de espiritualidade e renovação.


Veja algumas fotos do Círio de Nazaré de Muaná.






terça-feira, 4 de outubro de 2016

Resultado e curiosidades sobre as eleições no Marajó


  • Dia 02 de outubro, o povo marajoara, a exemplo do resto dos brasileiros, foi às urnas para eleger os seus representantes. No início da noite de domingo, a maioria dos eleitores já conhecia os seus prefeitos e vereadores.

  • Confira em seguida o placar das eleições 2016 nos municípios que fazem parte do Marajó. Lembrando que, somando os eleitores dos 16 municípios marajoaras, o Marajó tem 345.253 pessoas aptas a votar.
    Afuá
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Mazinho Salomão
    PSD
    11.488
    58,42%
    Erivelton
    PT
    8.177
    41,58%

    Anajás
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Jacy Tabosa Barros
    PMDB
    8.131
    57.34%
    Boró
    PSDB
    5.659
    39,91%
    Palmira Oliveira
    PSD
    391
    2,76%

    Bagre
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Nilson Farias
    PSD
    5.485
    48,99%
    Tica Sena
    PMDB
    4.043
    36,11%
    Messias da Pesca
    PP
    1.352
    12,08%

    Breves
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Toninho Barbosa
    PMDB
    17.268
    38.05%
    Luth Rebelo
    PSDB
    17.116
    37,71%
    Professor Viana
    PTN
    10.041
    22,12%

    Cachoeira do Arari
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Jaime
    PMDB
    6.260
    45,12%
    Valdo Brito
    PTB
    4.060
    29,26%
    Filhão
    PSDB
    3.555
    25,62%

    Chaves
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Bira
    PSDB
    6.345
    62,50%
    Solange Lobato
    PMDB
    3.127
    30,80%
    Nicolau Pamplona
    PR
    680
    6,70%

    Curralinho
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Alda Aires
    PMDB
    6.023
    37,70%
    Léo Arruda
    PT
    4.469
    27,97%
    Cleber Edson
    PSDB
    4.452
    27,87%

    Gurupá
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Neucinei Fernandes
    PSDB
    6.649
    46,37%
    Bené Gama
    PT
    5.159
    35,98%
    Moacir Filho
    PSD
    2.530
    17,65%

    Melgaço
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Tica Viegas
    PSDB
    6.892
    57,61%
    Professor Agenor
    PPS
    4.997
    41,77%
    Hermógenes
    PRP
    75
    0,63%

    Muaná
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Murilo do Povo
    PR
    6.675
    34,00%
    Irá Pimenta
    PRB
    6.666
    33,97%
    Rogers Cunha
    PMDB
    5.802
    29,56%

    Ponta de Pedras
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Pedro Paulo Boulhosa
    PMDB
    7.345
    45,97%
    Consuelo Castro
    PSDB
    7.146
    44,72%
    Charles Shan
    PSD
    1.083
    6,78%

    Portel
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Manoel Maranhense
    PSC
    11.531
    64,05%
    Paulo Ferreira
    PMDB
    6.472
    35,95%

    Salvaterra
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Valentim
    PSDB
    7.205
    49,92%
    Cirlene Araujo
    PMDB
    7.007
    48,55%
    Dr. João
    PSC
    222
    1,54%

    Santa Cruz do Arari
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Tonhão
    PT
    2.587
    46,68%
    Jair
    PSDB
    2.010
    36,27%
    Lena Barbosa
    PPS
    945
    17,05%

    São Sebastião da Boa Vista
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Hilton Lima
    PSDB
    6.821
    43,42%
    Laércio Pereira
    PT
    4.668
    29,72%
    Prof. Zé Maria
    DEM
    4.219
    26,86%

    Soure
    Coloc.
    Candidato
    Partido
    Votação
    Percentual
    Guto Gouvea
    PR
    6.667
    41,41%
    Tobias
    PSDB
    5.699
    35,43%
    Nic Junior
    PT
    3.067
    19,07%


    Confira quantas prefeituras cada partido ganhou
    PMDB: 5 (Anajás, Breves, Cachoeira do Arari, Curralinho e Ponta de Pedras)
    PSDB: 5 (Chaves, Gurupá, Melgaço, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista)
    PSD: 2 (Afuá e Bagre)
    PR: 2 (Muaná e Soure)
    PT: 1 (Santa Cruz do Arari)
    PSC: 1 (Portel)
    Curiosidades
    1.         O prefeito eleito com maior percentual foi Bira de Chaves, que obteve 62% dos votos em seu município. Ele também foi o que teve a vitória mais folgada, abrindo 32 pontos percentuais a frente da segunda colocada, Solange Lobato, que obteve 30% dos votos válidos.

    2.         O prefeito eleito com a menor vantagem sobre o segundo colocado foi Murilo Guimarães, do PR de Muaná. Ele obteve 34% dos votos, enquanto que Irá Pimenta, do PRB, ficou com 33,96%, uma diferença de apenas 9 votos.


    3.         O prefeito que recebeu o maior número de votos foi Toninho Barbosa, do PMDB de Breves. Ele recebeu 17.268. Vale lembrar que Breves é o município mais populoso do Marajó

    4.         Já o prefeito eleito com menor número de votos foi Tonhão-PT, de Santa Cruz do Arari, o mesmo obteve 2.587 votos.