segunda-feira, 25 de abril de 2016

Catedral de Ponta de Pedras

Imagem externa da catedral


A Diocese de Ponta de Pedras foi criada em 25 de julho de 1963, ainda sob a denominação de prelazia. Uma das necessidades que foram priorizadas pelo primeiro bispo, Dom Angelo Rivato, foi a construção de uma nova catedral, tendo em vista que a igreja que servia como matriz em Ponta de Pedras era muito pequena e só conseguia comportar pouquíssimos fiéis.

Iniciou-se então, em um grande terreno da cidade, a construção da nova igreja mãe para a diocese, e em 28 de novembro de 1987, Dom Angelo consagrou o templo. A catedral, que é dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, possui um estilo arquitetônico moderno, sua forma é em semicírculo e apresenta traços regionais; nas paredes, possui pinturas que representam os mistérios do terço e outras cenas religiosas, tem um presbitério espaçoso e, para o conforto da assembleia, está climatizada.
A nave da igreja

Nas principais solenidades, as missas são cantadas pelo coral Schola Cantorum Mater Dei. Esta catedral já recebeu ordenações diaconais e presbiterais, além de, frequentemente, sediar eventos diocesanos.
A catedral na Celebração da Paixão do Senhor 2016

.
Na área externa da catedral, existe um jardim muito rico em espécies vegetais, o que torna esta uma catedral ecológica. A imagem da padroeira da diocese, Nossa Senhora da Conceição, fica guardada em uma redoma de vidro, de onde é retirada para o círio e para poucas outras ocasiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário