sexta-feira, 15 de abril de 2016

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, tem uma porta santa da misericórdia.

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré em Muaná

Muaná está fazendo parte, de forma muito especial, de um momento bastante significativo na história recente da Igreja, o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco no dia 12 de abril de 2015 e que iniciou na solenidade da Imaculada Conceição do mesmo ano e se encerrará com a solenidade de Cristo Rei de 2016. Este ano jubilar foi proclamado pelo papa para que as pessoas contemplem mais de perto este grande atributo de Deus que é a misericórdia e a pratiquem em suas vidas, nas relações com os irmãos.

Para que os fiéis pudessem participar de forma mais estreita deste jubileu, o papa determinou que os bispos abrissem uma porta da misericórdia nas catedrais e santuários diocesanos, para que as pessoas, ao passarem por elas e, tendo se confessado, recebam indulgências, ou seja, o perdão dos pecados veniais, que são aqueles menos graves.


Na Diocese de Ponta de Pedras, dois locais foram agraciados com a porta da misericórdia: A Catedral, que teve a porta aberta no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese; E o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, que teve a abertura no dia 1 de janeiro 2016, solenidade da Santa mãe de Deus.
No momento da abertura da porta santa


Nesse dia, uma multidão acompanhou a procissão que saiu da igreja São Benedito para ver o belíssimo rito de abertura da porta santa, seguido pela missa presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes. Na mesma celebração foi conferido também o Sacramento da Confirmação para muitos jovens muanenses.
Dom Teodoro ungindo a fronte dos jovens que receberam a confirmação

Durante todo o ano jubilar, o Santuário permanecerá como a casa da misericórdia em Muaná, lugar propício para os fiéis se reconciliarem com o pai. É uma oportunidade imperdível para ir ao encontro do Senhor, oportunidade essa que não se sabe quando haverá novamente. Por isso, é muito importante que os muanenses e todas aquelas pessoas que estiverem visitando a cidade deem uma passada neste templo, confessem-se se for possível, participem de uma missa, comunguem e passem pela porta da misericórdia. É o próprio Senhor, através da sua Igreja, quem nos dá esta oportunidade.

No final do mês de maio, o Santuário irá receber uma peregrinação diocesana em que todas as paróquias estarão representadas, será um momento em que se expressa a unidade da Igreja local e a alegria do povo de Deus. O Grande tema do encontro será a misericórdia divina, centro de todas as atenções eclesiais no ano corrente.

Este ano, no período de 24 a 31 de julho, a paróquia de Muaná realizará mais uma festividade de seu padroeiro São Francisco de Paula, que terá como tema “A caridade é a face misericordiosa de Deus”, é a festa mais tradicional do município e uma das mais antigas da diocese. Também irá acontecer no terceiro domingo de outubro, o Círio de Nazaré em Muaná, que é a maior festa religiosa do local e uma das maiores do Marajó, em que milhares de pessoas saem as ruas da cidade para pedir, por intercessão de Maria, as graças de Deus.

Que nós possamos viver de forma muito fervorosa este Ano Santo da Misericórdia e que aproveitemos os eventos vindouros para estabelecermos uma relação próxima e amigável com o Pai das misericórdias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário