sexta-feira, 15 de abril de 2016

Paróquia de São Miguel, no Rio Pracuúba: a caçula da diocese

Vista da igreja matriz da nova paróquia


A Diocese de Ponta de Pedras, desde quando foi criada, foi composta por seis municípios e, por muito tempo, também por seis paróquias; porém, uma comunidade vinha despertando interesse por causa de sua organização, esforço e força de vontade, era a comunidade São Miguel Arcanjo, que fica no distrito de São Miguel do Pracuúba, que faz parte do município de Muaná, quase na fronteira com o vizinho São Sebastião da Boa Vista.


A possibilidade da criação de uma paróquia no local era bem real, a população desejava muito isso, a nova paróquia abrangeria algumas comunidades da região de fronteira entre os municípios de Muaná e Boa Vista e atenderia uma população significativa, sendo a presença efetiva da Igreja no meio daquele povo. Foi então que o recém empossado bispo diocesano, Dom Teodoro Mendes resolveu criar a sétima paróquia da diocese, e o dia 21 de fevereiro foi o escolhido para tal evento.
O interior da igreja lotado da missa de criação


No dia marcado, uma multidão de católicos, advindo das paróquias da diocese, lotou a vila do Pracuúba para prestigiar o acontecimento tão esperado. Às nove horas deu-se início a missa presidida pelo bispo e com a participação do clero diocesano e de padres visitantes, a nova igreja matriz estava lotada e, com a leitura do decreto de criação, explodiu em alegria.


Serão muitos os desafios da paróquia caçula da diocese, porém o seu primeiro pároco, o jovem padre Dimas, da Comunidade Obra de Maria, está animado e esperançoso. Resta-nos rezar para que aqueles fiéis cresçam em santidade, atrelados ao seu pastor e que os frutos da evangelização continuem a aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário